#SOUQnaCozinha: sopa de abóbora, por Luiza Zaidan

O frio vai e vem – e vale a pena anotar essa receita de sopa de abóbora da chef Luiza Zaidan se ele decidir voltar esse fim de semana!


Chegamos àquela época do ano em que o tempo não sabe bem o que quer: no início da tarde, experimentamos sol e calor intenso. Mas não é preciso esperar muito para notar o vento ficando mais forte e a frente fria virando a esquina. Nessas noites, além de nos aconchegarmos em casa e na segurança dos cobertores, temos outro desejo. E dá pra dizer até que é unânime, viu?

O que é? Se esquentar com uma sopa! Delicioso, o prato é capaz de renovar as energias por completo nesse tipo de noite, até o sol voltar. O efeito é ainda maior nesta receita da chef Luiza Zaidan! Com a abóbora como ingrediente principal, o caldinho aveludado ainda leva um toque de gengibre para esquentar de vez. Confira:

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 500g de abóbora
  • 1/2 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado

Modo de preparo

1. Aqueça um pouco de azeite na panela – apenas o suficiente para refogar sua cebola e alho. Se preferir, também pode usar apenas um deles. Junto, coloque o gengibre!

2. Com os temperos refogados, insira a abóbora já descascada e cortada em cubos na mesma panela. Misture um pouco e em seguida coloque a água – que pode ser quente ou à temperatura ambiente.

3. Faça um teste: já da para amassar sua abóbora com um garfo? Então ela está pronta para ir ao liquidificador! Geralmente, ela leva 15 minutos para chegar à esse ponto. Tome cuidado, já que alguns aparelhos não podem receber alimentos muito quentes.

4. Com uma concha, coloque todos os pedaços de abóbora no liquidificador, e um pouco da água da panela. Não coloque todo o caldo de uma vez, assim você pode controlar o ponto da sopa. Se gostar dela mais cremosa, opte por pouca água; mais líquida, pode usar um pouco mais. Aproveite o momento para acertar o sal.

4. Sirva em uma caneca ou bowl preferido! Gostou das que Luiza usou? Que bom – você as encontra em nosso site. Já servida, finalize com um fio de azeite como toque (e charme) final.

Dica da chef: não gosta de abóbora? Troque-a por cenouras! O passo a passo é o mesmo, com a diferença de que elas levam mais tempo até chegarem à textura correta para bater. Se quiser, você pode acelerar o processo com uma panela de pressão.

Assista ao vídeo completo:

Confira também

deixe um comentário