#SOUQnacozinha: canjiquinha, por Luiza Zaidan

Confira a receita de canjiquinha da chef Luiza Zaidan , perfeita para esquentar os meses de inverno


Junho já acabou – mas isso não significa que não podemos mais apostar no charme das festas da época e suas deliciosas comidas típicas. O mês seguinte pode ser tão bom quanto e, porque não, ter sua própria festa “julina” com milho, polenta, vinho quente, pinhão…

Mas é nos doces que o cardápio especial encontra seu auge. Vai dizer que nunca desejou, em uma noite fria do início de inverno, comer um bowl quentinho de canjica polvilhada de canela?

Doce e aromática, a receita conquista paladares e fica na memória. O melhor de tudo é que ela é simples – do tipo “feita por vó”, como diz a chef Luiza Zaidan. Essa semana, ela preparou uma canjiquinha especial e serviu em um bowl nosso para celebrar essa delícia. Abaixo, você pode conferir a receita, modo de preparo e fotos do prato, para fazer em casa. Cuidado: é de dar água na boca!

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de canjica de milho
  • 1 litro de água
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 500 ml de leite
  • 50g de coco ralado
  • 1/2 lata de leite condensado
  • Cravo-da-Índia e Canela-da-China à gosto

Modo de preparo

1. Coloque a canjica de molho por no mínimo duas horas. Depois que os grãos descansarem, coloque-os na panela de pressão com o cravo e a canela. Cozinhe de 45 à 60 minutos – depende da quantidade. Bateu a dúvida? Pare aos 45 minutos, tire a pressão e faça o teste. Se o grão ainda estiver duro, deixe por mais tempo.

2. Retire um pouco do caldo e acrescente os ingredientes restantes, na mesma panela. Deixe em fogo baixo até chegar ao ponto desejado – o caldo deve engrossar levemente, ficando cremoso. Tenha paciência – demora um pouco!

3. Agora é só servir, quente ou fria, de acordo com a sua preferência. Dica: polvilhe um pouco de canela em pó por cima!

Assista ao vídeo:

Comemos com os olhos. É muito importante ter em mente todos esses detalhes para valorizar o nosso prato“, comentou Luiza. Por isso, você merece servir sua canjiquinha com muito estilo – e saborear o momento!

Confira também

1 comment

#SOUQnacozinha: caldo verde, por Luiza Zaidan - SOUQnews 5 de julho de 2019 - 19:57

[…] nós dessa vez? Ah, é fácil: outra receita clássica para nos aquecer no inverno. Diferente da canjiquinha, que ela já ensinou por aqui, agora a delícia é salgada – o caldo verde. Além disso, é muito simples de executar. Vem […]

Reply

deixe um comentário