#SOUQnacozinha: caldo verde, por Luiza Zaidan

Esfriou e tem um prato perfeito para a estação, que não sai da nossa cabeça: o caldo verde, preparado pela Luiza Zaidan!


Está saindo uma fumacinha do bowl, acompanhada de um aroma irresistível… o que será que a chef Luiza Zaidan preparou para nós dessa vez? Ah, é fácil: outra receita clássica para nos aquecer no inverno. Diferente da canjiquinha, que ela já ensinou por aqui, agora a delícia é salgada – o caldo verde. Além disso, ela é muito simples de executar. Vem ver:

Ingredientes

  • 500g de batata descascada
  • 300g de paio
  • 1,25L de caldo de carne
  • 1/2 cebola
  • 150g de couve fatiada, bem fina
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora – à gosto!

Modo de preparo

1. Em uma panela média, coloque o caldo de carne com a cebola e as batatas. Deixe cozinhar até que ambas estejam macias.

2. Com ajuda de uma escumadeira, retire as batatas do fogo e transfira para um liquidificador. Bata em velocidade alta por 1 minuto ou até obter um creme homogêneo. Em seguida, volte o creme batido à panela com o caldo de cozimento. Deixe em fogo baixo para cozinhar. Dica da chef: se o seu liquidificador não for de acrílico ou vidro, é importante esperar a mistura esfriar antes de batê-la.

3. Em uma panela média, coloque bastante água e deixe ferver. Depois coloque o paio português – que deve estar completamente coberto pela água – e cozinhe por cinco minutos. Atenção: não deixe o paio dentro do caldo de carne. Ele solta muita gordura durante o cozimento – e não queremos que ela atrapalhe o sabor final do prato.

4. No creme de batatas, adicione também as rodelas de chouriço e a couve fatiada. Deixe cozinhar por dois minutos, até a couve amolecer – nesse momento, o creme ganha o tom verdinho que tanto amamos. Não se esqueça de verificar sal e pimenta!

5. Retire o caldo do fogo e transfira para uma sopeira. Sirva bem quente em seus bowls preferidos.

Assista ao vídeo:

Esse tipo de sopa encorpada é a pedida perfeita para quando queremos um prato quente e um verdadeiro comfort food brasileiro. A recomendação da chef é fazê-la assim, substanciosa, mas é claro que quem gosta diferente pode diminuir a quantidade de água da receita.

O que não pode faltar é servi-la em bowls especiais que vão de deixar com mais vontade ainda de comê-la! Vai compartilhar com uma pessoa querida? Disponha dessas peças sobre uma bandeja combinando.

Confira também

1 comment

Odete Moura 11 de julho de 2019 - 20:06

Adorei a receita

Reply

deixe um comentário