Hora do aperitivo: tiradito e tábua de queijos

A chef Luiza Zaidan ensina a fazer o tiradito, uma iguaria peruana, e a montar uma tábua de queijos saborosa


Os momentos à mesa começam muito antes de comermos. O aroma e a aparência dos alimentos já aguça o apetite — e nos passa a sensação de que o sabor é ainda melhor.

É por isso que, além de preparar bem, é preciso apresentar tão bem quanto seus aperitivos. Convidamos a chef Luiza Zaidan para ensinar alguns jeitos de fazer isso.

Ela nos mostrou, em um vídeo no nosso IGTV, como fazer tábuas de queijos e frios de dar água na boca. Em outro vídeo, deu a receita do tiradito — uma iguaria peruana, de peixe cru, que conquista paladares. Para acompanhá-lo, uma refrescante água saborizada de limões.

Vem ver!

O segredo do tiradito…

…é o leite de tigre! Ele é uma espécie de molho, que servirá de tempero para o peixe, e é super aromático e saboroso. Ele é feito de caldo de peixe, cebola roxa, salsão, pimenta dedo de moça, coentro, alho e gengibre. É só bater tudo isso no liquidificador e refrigerar em uma jarra!

Os peixes escolhidos para a receita são o salmão e a tilápia. Você pode servir os dois, ou escolher algum outro peixe branco de sua preferência. É só cortá-los em fatias bem finas, como carpaccio. Coloque-os em um prato grande, ou uma travessa, lembrando que a peça não pode ser rasa.

Despeje o leite de tigre sobre o aperitivo. Em seguida, pode deixá-lo mais algum tempo na geladeira — ele deve ser servido frio e fresquinho!

Truques para fazer a tábua de frios perfeita

Tem aperitivo mais querido que a tábua de queijos? Para fazê-la, escolha queijos diferentes. Aposte nas cores: uma das variedades que Luiza escolheu é um queijo do reino com casca vermelha e interior bastante amarelo. Ela completou a composição com gorgonzola, brie, grana padano, emmenthal e gruyere.

Deixe pedaços pequenos dos queijos cortados para que seus convidados peguem com facilidade. Nos espaços que sobrarem, coloque uvas e damascos.

Em uma tábua separada, monte os frios. O presunto cru deve ser enrolado em volta de um dedo, colocado no meio da travessa. Os salames são dobrados duas vezes e colocados em volta. Simples assim!

Para refrescar, uma água saborizada de limões, bem gelada. Você pode usar o limão comum, o siciliano ou os dois juntos. Corte-os, coloque em um copo alto, adicione açúcar e macere. Depois, coloque gelo e água.

Gostou das composições da Luiza? Acesse o site para conferir tudo que ela usou: pratos, tábuas, cestas e talheres para queijo.

Confira também

deixe um comentário