Hoje é dia do chocolate: vamos comemorar?

Aproveite que 7 de julho é Dia Mundial do Chocolate para conhecer mais sobre o doce – e de quebra ver peças para servi-lo e deixá-lo mais atraente ainda


Branco, amargo ou ao leite? Hoje é dia dele – que estimula tanto o paladar quanto as memórias; que encanta no cheiro do bolo e na calda da sobremesa; ao qual recorremos quando as emoções transbordam. Mas o que fazer para celebrar o 7 de Julho, oficialmente o Dia Mundial do Chocolate?

Primeiro, um pouquinho de história

Somos sortudos: a América do Sul é apontada por cientistas como local de origem do cacau – e foi daqui que o fruto foi levado para a América Central e, então, o mundo. O chocolate, portanto, faz parte da nossa história há mais tempo do que podemos imaginar. 

O uso do cacau é milenar – apesar disso, a primeira fábrica de chocolate só surgiu em nosso país, no Rio Grande do Sul, em 1891: a Neugebauer. Mas ela existe até hoje, viu?

Com o tempo o mundo ganhou o chocolate branco, inúmeras outras misturas, filmes sobre a delícia e muitas pesquisas sobre seus efeitos – que incluem a diminuição do estresse!

Depois dessa pausa para conhecê-lo, resta uma pergunta: vai um pouquinho de chocolate aí?

Exiba, faça, decore e sirva

Para abrigar os bombons e trufas

É dia de receber os amigos e quer oferecer um agrado junto de um café? Ou então está preparando uma mesa com doces e quer colocar algumas trufas entre os grupos? Bowls são uma boa pedida. Pequenos e charmosos, ainda emprestam suas particularidades à composição – deixando o momento delicioso antes mesmo que você realmente consuma o doce.

Aliás, as peças tem dupla função: também servem para o mise en place! Organize farinha, bicarbonato, fermento, açúcar, chocolate em pó…

Para para servir seu bolo preferido

Complemente a mais clássica das sobremesas – um belo bolo – com o mais clássico dos sabores, é claro. Escolha um porta bolos colorido para exibí-lo. Dica: a peça também pode ser substituída por um sousplat. Depois de cortado, coloque em pratinhos igualmente estilosos!

Para beber e se esquentar

Nas noites mais frias, não dá para negar o chamado de uma caneca de chocolate bem quentinha. Quer tornar a ocasião especial? Invista em um bule e compartilhe o momento com a família.

Para exibir e comer com os olhos

Tudo pronto? Você ainda pode colocar esses itens – bowls, pratinhos, xícaras e bules… – em bandejas, prontas para servir. Aproveite!

Confira também

deixe um comentário