Essenciais da mesa posta: SOUSPLAT

Você sabe para que serve o sousplat? Descubra porque esse item de mesa é tão importante e como usá-lo


A mesa posta perfeita segue alguns parâmetros. Em situações formais, costumamos vesti-la de acordo com o estilo de serviço franco-americano. De acordo com ele, usamos um bufê de apoio. A mesa principal é ocupada pelos pratos dos convidados e, geralmente, uma decoração central. O objetivo é unir estilo e conforto, além de funcionalidade: tudo tem um propósito.

É fácil achar que, entre tantos itens diferentes, um deles é dispensável. Existe um em especial que dá o que falar: o sousplat. Tem quem acredite que ele não passa de um enfeite. A verdade é que ele tem sim função – e é muito importante! Abaixo, contamos um pouquinho sobre seu papel e como aproveitá-lo ao máximo em seus almoços e jantares.

O que é o sousplat?

O nome da peça já diz tudo: a palavra francesa sousplat pode ser traduzida, literalmente, como “sob o prato”. Portanto, ele é o elemento que aparece diretamente entre o prato e a mesa, havendo ou não uma toalha no móvel.

O sousplat mais tradicional é de louça. Porém, hoje, usamos as mais diversas versões: é fácil encontrar a peça em fibras naturais, metal e por aí vai. E não dá para confundir um sousplat de louça com um prato. O tamanho revela qual é qual! Enquanto um sousplat tem em média 35 cm de diâmetro, pratos de jantar costumam ter 24 cm.

Por causa de seu uso tradicional e da variedade de materiais dos quais a peça é feita hoje em dia, ela se tornou um dos segredos para diferenciar sua mesa posta das demais – com muita elegância.

Qual é a sua função?

Em primeiro plano, o sousplat tem o papel de proteger a mesa – e a toalha- de tudo que possa cair sobre ela durante a refeição. Além disso, também é usado para evitar que a louça escorregue sobre a mesa.

Sua última função é, em um jantar com serviço volante, não permitir que a mesa fique vazia durante a troca de pratos. Pode-se dizer que, nesse caso, ele é a moldura da louça!

Dá para usá-lo de maneiras diferentes?

A resposta é sim! Sousplats podem ser versáteis. Um bom exemplo é a combinação dessa mesa, que leva dois modelos de fibras naturais sobrepostos. Tente em casa: use sua imaginação e estilo próprio para criar mesas especiais, começando pelo seu sousplat!

Confira também

deixe um comentário