Sobre a penteadeira, uma caixa especial abriga aquelas peças que não podem faltar no seu look. Antes de sair de casa é por ali que você passa — e transforma o visual com um brinco máxi, ou um colar delicado, ou um bracelete novo que estava esperando a vez de brilhar. E que brilho, hein? Para mantê-lo por mais tempo, a SOUQ separou dicas valiosas sobre como limpar bijoux e cuidar delas com todo o carinho que merecem!
Passo 1: guarde as peças em um espaço só delas

O ideal, quando falamos de bijoux, é guardá-las em espaços destinados apenas à elas. Um pratinho na cabeceira pode ser lar daqueles itens que já te acompanham desde o início da manhã: um brinco delicado, seus anéis, um colar xodó…
E o que fazer com suas outras peças? Aquela caixa que mencionamos tem uma razão de ser! Recomendamos separá-las em caixas ou gavetas dedicadas. Se forem acolchoadas, melhor ainda!
Vale evitar deixar metais e resinas no mesmo lugar, já que o primeiro tipo de peça pode arranhar o segundo.
Passo 2: limpe as peças douradas apenas com produtos apropriados

Nada de passar receitas caseiras mirabolantes na sua bijoux banhada a ouro, viu? Existem vários truques práticos estilo DIY para limpar bijoux por aí, mas alguns deles podem ter o efeito contrário ao que você espera.
Para garantir uma limpeza profunda, você pode mergulhar as bijuterias em água com detergente neutro. Esfregue com carinho, enxague bem e seque! Aproveite dias mais quentes ou locais bem arejados para fazer isso, porque a peça não pode ficar úmida depois.
A pasta de dente branca pode ser uma aliada para o polimento, quando você não tiver produtos específicos para isso por perto. Nesse caso, coloque uma quantidade pequena da pasta em uma flanela e passe na biju. Repita algumas vezes e depois retire todo o excesso, ok?
Passo 3: use álcool em bijoux com strass e aplicações

Como limpar uma bijuteria cravejada? Aqui, o processo é diferente. Não é indicado deixá-las de molho — isso pode desgastar a cola usada nessa composição, por exemplo.
Nesse caso, lance mão do álcool isopropílico. Mergulhe um cotonete no líquido e limpe cada uma das pedras com ele e muita delicadeza. Você pode limpar o metal assim também. Em seguida, seque bem com uma flanela. Simples, não é?
Passo 4: fique atenta aos cuidados do dia a dia também!

Algumas coisas, é verdade, só fazemos de vez em quando. Outras, não podemos fazer nunca. O que você deve evitar e quais são os cuidados que você pode tomar todos os dias para conservar seus brincos, colares e pulseiras preferidos? Confira:
- Evite tomar banhos de mar e piscina usando as peças;
- Evite o contato com produtos químicos em geral — principalmente aqueles que contém acetona na composição;
- Precisa limpar ou polir antes de sair? Prefira panos bem macios, como flanela ou microfibra, preferencialmente secos;
- Não deixe as bijuterias de molho, nem use esponjas que podem ser abrasivas durante a limpeza.