11 dicas do Vic Meirelles para uma decoração criativa

Quando o assunto é décor criativo, não existe autoridade maior: o florista e decorador Vic Meirelles compartilhou sua expertise no assunto conosco. Juntos criamos uma lista recheada de dicas de decoração criativa — fáceis de por em prática e cheias de bossa, exatamente como amamos!

mesa com decoração criativa do vic meirelles

1. Existe regra para decorar? Só uma!

De acordo com o Vic, ao decorar existe apenas uma regra: montar a mesa com atenção aos talheres! A faca deve estar sempre à direita do prato, enquanto o garfo está à esquerda. Ah: garfos e colheres auxiliares são colocados no topo, em direções contrárias.

2. Você pode (e deve!) misturar materiais

“Tenho uma cliente chiquérrima que um dia comprou peças lindas e maravilhosos de Bacarat, Limoges… mas tínhamos um pepino. A decisão do sousplat! Eu fui à uma loja, comprei as peças de plástico e ela amou. No fim, o que importava ali era o visual”, contou.

3. Use seu tapete fora do chão!

Parece estranho, mas não é. Um tapete novinho pode substituir sua toalha de mesa com maestria: foi isso que Vic fez aqui, com uma peça supercolorida.

Aí há outra dica! Na mesma mesa, o decorador misturou várias cores e estampas que combinam entre si. Os tons do tapete (amarelo, laranja, vermelho e um pouco de verde) se repetem no jogo americano. Sobre ele, um prato com desenho de inspiração turca e outro com folhagens arrematam a mesa posta.

4. Decore com criatividade combinando flores diferentes

No centro de mesa — ou até em um arranjo em uma mesa lateral ou buffet — você tem oportunidades ilimitadas de decoração. “Misture flores naturais e permanentes”, Vic sugere. “Não tenha medo! Antigamente eu não gostada de orquídeas com astromélias, achava péssimo. Hoje é o que mais uso junto. A moda é misturar!”.

Além disso, você pode lançar mão de plantas permanentes (como as suculentas sugeridas por Vic) e frutas.

5. Misture frutas em seus arranjos e centros de mesa

“Estamos na época da mexerica agora. Ela é linda! Vi recentemente uma mesa de almoço com essas frutas descascadas, montadas com muito bom gosto e achei incrível”, sugeriu. Outra favorita do Vic é a pitaya e a jaca.

“É possível usar a jaca com pitaya, banana, mandioca, batata… ela é cheia de textura, incrível para montar uma mesa riquíssima!”.

7. A mesa de bar também merece uma decoração criativa

Comece essa mesa com uma bandeja ou cesta — Vic escolheu uma de palha, sobre a qual colocou copos e bebidas. “Você pode incrementar a mesa com uma jarra de prata para água e uma jarrinha engraçada, daquelas que você garimpa para achar. Uma boa ideia, também, é ter um balde pequeno e de prata cheio de coca zero. Dá cor, todo mundo ama e é divertido!”. Petiscos também vão bem aí. Aposte em bowls pequenos com batatas chips, castanhas de caju e outros nuts.

8. Livre-se das cadeiras tradicionais!

Para essa mesa, Vic fugiu das cadeiras. Em um canto dela, apostou em um sofá verde. Em outra lateral, colocou uma mesa pequenina decorada. Ainda sobra espaço para fazer um mix n’ match especial com garden seat e banquinhos diferentes.

9. Combine almofadas para deixar o ambiente aconchegante

Sabe o sofá que o Vic escolheu? Sobre ele, o decorador dispôs almofadas diferentes que aquecem o ambiente, com um toque especial de aconchego. O sofá verde recebeu uma mantra que, apesar de neutra, também tem um detalhe em vermelho — decisivo para a escolha de uma almofada lisa, no mesmo tom. “Depois eu misturei com mais três almofadas com uma textura rústica maravilhosa!”, disse. Inspire-se para criar seus próprios combos!

decoração criativa com combinações de almofadas

10. Aposte em livros antigos para decorar

Na mesa e fora dela, livros antigos são coringas do décor. Eles ajudam a compor cantinhos charmosos, e ainda ajudam a criar volume nas estantes e apoios laterais. “Busque em brechós, feirinhas… revistas de moda, como vogues antigas, também ficam lindas nessas funções!”, comenta.

11. Não poupe acessórios para sua estante

Nela, você pode colocar não só livros novos (e antigos), como também vários acessórios decorativos. Eles podem fazer a diferença na hora de criar uma decoração criativa! Na estante do Vic, ele colocou uma bandeja de pé e, à frente dela, um elefante. “Se for fazer igual, deixe o elefante com o bumbum para a porta da casa: dá sorte!”, aconselha.

O decorador manteve o mood safari com vasos em formato de leopardo, com coqueirinhos altos plantados. Um suporte de palhinha abriga sousplats do mesmo tipo que os da mesa, dispostos para imitar o formato charmoso de um leque.

Como toque final, ele sugere que você invista em peças de prata ou espelhadas — elas trazem brilho ao ambiente!

Confira também